A Reclear Capacitação Profissional, por meio de sua diretora Mirieli Colombo – mentora e coach de Comunicação, Comportamento e Liderança, está envolvida em uma iniciativa de desenvolvimento de lideranças na Grendene. Essa ação em parceria com a marca calçadista gaúcha tem o objetivo de preparar e desenvolver novos potenciais gestores da empresa. Mirieli é responsável por ministrar três módulos on-line: autoconhecimento e autodesenvolvimento, ferramentas de gestão…
Notícias
Mirieli Colombo desenvolve potenciais gestores da Grendene
A Reclear Capacitação Profissional, por meio de sua diretora Mirieli Colombo – mentora e coach de Comunicação, Comportamento e Liderança, está envolvida em uma iniciativa de desenvolvimento de lideranças na Grendene. Essa ação em parceria com a marca calçadista gaúcha tem o objetivo de preparar e desenvolver novos potenciais gestores da empresa.
Mirieli é responsável por ministrar três módulos on-line: autoconhecimento e autodesenvolvimento, ferramentas de gestão de equipe e comunicação construtiva.
Mirieli Colombo desenvolve lideranças da agência Macaw Brasil
Nos meses de maio e junho a mentora e coach de Comunicação, Comportamento e Liderança Mirieli Colombo esteve envolvida em um trabalho de desenvolvimento das lideranças da agência de marketing Macaw Brasil, de Caxias do Sul – RS. A diretora da Reclear Capacitação Profissional preparou os líderes da empresa na área de gestão de equipes, aprimorando a prática de feedbacks, fomentando a criação de planos de…
Mirieli Colombo desenvolve lideranças da agência Macaw Brasil
Nos meses de maio e junho a mentora e coach de Comunicação, Comportamento e Liderança Mirieli Colombo esteve envolvida em um trabalho de desenvolvimento das lideranças da agência de marketing Macaw Brasil, de Caxias do Sul – RS.
A diretora da Reclear Capacitação Profissional preparou os líderes da empresa na área de gestão de equipes, aprimorando a prática de feedbacks, fomentando a criação de planos de ação e desenvolvimento individual dos funcionários, na organização da agenda, administração de conflitos, entre outros assuntos. Foram quatro encontros em grupo e dois encontros de mentoria individual com cada um dos participantes.
Mirieli Colombo capacita comunicação das Empresas Cepam e Angelatti, de São Marcos
Nas noites dos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho, a mentora e coach de Comunicação, Comportamento e Liderança Mirieli Colombo ministrou um treinamento para as empresas Cepam e Angelatti, na cidade de São Marcos – RS. O objetivo foi qualificar a comunicação das equipes, tanto do ponto de vista interno, para a administração de conflitos e evolução…
Mirieli Colombo capacita comunicação das Empresas Cepam e Angelatti, de São Marcos
Nas noites dos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho, a mentora e coach de Comunicação, Comportamento e Liderança Mirieli Colombo ministrou um treinamento para as empresas Cepam e Angelatti, na cidade de São Marcos – RS.
O objetivo foi qualificar a comunicação das equipes, tanto do ponto de vista interno, para a administração de conflitos e evolução no relacionamentos entre os funcionários, quanto no atendimento direto ao cliente.
Comunicação interna nas empresas: 3 aspectos de uma comunicação efetiva
Autor de vários best-sellers em gestão, Stephen Covey fundamentou em seus livros que pessoas que trabalham em uma atmosfera de confiança conseguem colaborar de forma produtiva, resultando que as coisas sejam feitas com maior rapidez e menor custo. Por outro lado, sem confiança, os resultados tendem a ser mais lentos e os custos aumentam. Confiança e comunicação andam lado a…
Comunicação interna nas empresas: 3 aspectos de uma comunicação efetiva
Autor de vários best-sellers em gestão, Stephen Covey fundamentou em seus livros que pessoas que trabalham em uma atmosfera de confiança conseguem colaborar de forma produtiva, resultando que as coisas sejam feitas com maior rapidez e menor custo.
Por outro lado, sem confiança, os resultados tendem a ser mais lentos e os custos aumentam.
Confiança e comunicação andam lado a lado.
Portanto, quando alguma informação se perde dentro da organização ou não é dita de forma consistente, isso gera desentendimentos, retrabalho, problemas e descomprometimento.
É necessário compreender o quanto esse tipo de comunicação é estratégica, pois aquilo que comunicamos gera tipos de ações, atitudes, pensamentos e sentimentos nas pessoas. Por isso, a comunicação interna precisa ser pensada com muita responsabilidade.
Neste artigo, apresento três aspectos fundamentais da comunicação interna que reduzem significativamente os custos visíveis e invisíveis dentro das organizações:
- Defina o que comunicar
Crie um comitê interno que discuta de forma consciente O QUE a organização necessita que circule em termos de informação. Ou seja, quais assuntos queremos que sejam tratados.
Por exemplo: queremos falar sobre o que está acontecendo no mercado? Sobre estratégias que estamos planejando? Sobre os produtos que estamos desenvolvendo? Queremos que as pessoas, internamente, saibam o que foi incluído dentro dos valores da organização? Queremos fortalecer a ideia do nosso propósito?
É fundamental termos clareza sobre o que queremos comunicar para que tenhamos mais fluidez nas ações de todas as pessoas conectadas a isso.
- Escolha como comunicar
A escolha de COMO comunicar a informação é muito importante; não somente escolher os meios, mas o tom que vamos utilizar. Por exemplo, será uma mensagem mais formal e séria, ou mais informal e emotiva? Esses elementos determinam o tipo de emoção que queremos despertar, e isso precisa ser analisado.
- Defina a frequência
Com qual FREQUÊNCIA iremos trabalhar essas informações? Dependendo do que a organização precisa fortalecer internamente, podemos considerar: enviaremos um endomarketing sobre o que está acontecendo? Com qual periodicidade trabalharemos essas informações?
Imaginemos que sua organização precisa fazer com que todos vivam o propósito da empresa em seu dia a dia. Uma possível estratégia é colocá-lo com frequência em diversos materiais, como, por exemplo, na assinatura de nossos e-mails. Assim, ele se torna parte das nossas reuniões, presente em todas as apresentações de slides, entre outras possibilidades.
A minha dica é que seja pensado e cocriado qual tipo de ritual e rotina vamos utilizar e em quais momentos essas informações estarão presentes para que fique cada vez mais viva a mensagem dentro do ambiente de trabalho.
Evidentemente, existem outros aspectos que são importantes, e que trabalhamos nas nossas consultorias e cursos da Nortus. Os três aqui mencionados são básicos e essenciais, e apresentam ótimo resultado.
Mirieli Colombo ministra treinamento para Grupo Sazi
Na última semana realizei, de forma on-line, treinamento aos profissionais do Grupo Sazi com o intuito de que as equipes se tornem cada vez mais autogerenciáveis. Foram três encontros com duração de quatro horas com a presença de 30 participantes. Foi uma linda jornada de autoconhecimento de cada integrante com o objetivo maior de fortalecer e capacitar as equipes para que possam…
Mirieli Colombo ministra treinamento para Grupo Sazi
Na última semana realizei, de forma on-line, treinamento aos profissionais do Grupo Sazi com o intuito de que as equipes se tornem cada vez mais autogerenciáveis. Foram três encontros com duração de quatro horas com a presença de 30 participantes. Foi uma linda jornada de autoconhecimento de cada integrante com o objetivo maior de fortalecer e capacitar as equipes para que possam fluir melhor entre si desenvolvendo e administrando a comunicação de forma mais consciente e assertiva.
Mirieli Colombo capacita atendimento de profissionais das lojas da Bontempo no Brasil
Nesta semana, a mentora e coach de comunicação, comportamento e liderança Mirieli Colombo deu início ao Projeto Conexão Bontempo. Ela ministrou treinamento para a primeira turma dos profissionais das lojas Bontempo de todo o Brasil. Durante oito horas, de forma on-line, a diretora da Reclear Capacitação Profissional trabalhou o fortalecimento no atendimento ao cliente interno e externo com os participantes. Ao longo de 2021 mais três turmas…
Mirieli Colombo capacita atendimento de profissionais das lojas da Bontempo no Brasil
Nesta semana, a mentora e coach de comunicação, comportamento e liderança Mirieli Colombo deu início ao Projeto Conexão Bontempo. Ela ministrou treinamento para a primeira turma dos profissionais das lojas Bontempo de todo o Brasil.
Durante oito horas, de forma on-line, a diretora da Reclear Capacitação Profissional trabalhou o fortalecimento no atendimento ao cliente interno e externo com os participantes.
Ao longo de 2021 mais três turmas serão contempladas.
Desde 2017 Mirieli ministra esse treinamento para a marca que busca proporcionar aos clientes uma experiência de excelência no atendimento em suas unidades nos quatro cantos do país.
Mirieli realiza treinamento de comunicação on-line para franqueados da Bontempo de todo o Brasil
A mentora e coach de Comunicação, Comportamento e Liderança Mirieli Colombo, e também sócia-proprietária da Reclear Capacitação Profissional realizou treinamento on-line, durante quatro dias na última semana, aos franqueados nacionais da rede Bontempo. A comunicação foi o tema principal abordado neste módulo promovido para as duas turmas que realizam este desenvolvimento. As aulas fazem parte de um programa e parceria entre a Reclear e a Bontempo e tem o…
Mirieli realiza treinamento de comunicação on-line para franqueados da Bontempo de todo o Brasil
A mentora e coach de Comunicação, Comportamento e Liderança Mirieli Colombo, e também sócia-proprietária da Reclear Capacitação Profissional realizou treinamento on-line, durante quatro dias na última semana, aos franqueados nacionais da rede Bontempo. A comunicação foi o tema principal abordado neste módulo promovido para as duas turmas que realizam este desenvolvimento.
As aulas fazem parte de um programa e parceria entre a Reclear e a Bontempo e tem o objetivo de criar condições para que os gestores das franquias da marca desenvolvam capacidades que os permitam exercer com excelência seus papéis de liderança, de forma que possam ser capazes de conduzir melhor suas equipes.
Diálogos em grupo: uma ferramenta poderosa de autodesenvolvimento
A comunicação, quando usada de forma estratégica, se torna um diferencial no autodesenvolvimento. Uma das metodologias mais potentes de conversação e que traz profunda expansão de consciência e evolução é o diálogo. Uma vez que os participantes se comprometem e se entregam à dinâmica do diálogo, encontram uma surpreendente ferramenta de autoconhecimento e reforma íntima, pois a atitude de escutar…
Diálogos em grupo: uma ferramenta poderosa de autodesenvolvimento
A comunicação, quando usada de forma estratégica, se torna um diferencial no autodesenvolvimento. Uma das metodologias mais potentes de conversação e que traz profunda expansão de consciência e evolução é o diálogo.
Uma vez que os participantes se comprometem e se entregam à dinâmica do diálogo, encontram uma surpreendente ferramenta de autoconhecimento e reforma íntima, pois a atitude de escutar (aos outros e a si mesmo) e falar traz à mente muitos insights, ou seja, respostas de questionamentos íntimos que resultam em desenvolvimento pessoal e relacional.
Os diálogos geram conexão entre as pessoas, expansão de consciência, conhecimento e vínculos. Aprimoram a empatia, a colaboração, a solidariedade e o espírito de grupo. Geram pertencimento e o sentimento de importância e valor pessoal. Portanto, os seus ganhos se tornam imensuráveis e ilimitados.
Comunicação: problema x solução
Pela minha experiência profissional como mentora e coach em atendimentos individuais e em grupo, percebo que a comunicação é o principal problema e a solução nas relações humanas. A grande maioria das pessoas está disposta a falar, mas raramente se dispõe a escutar, seja a si mesma ou aos outros. O piloto automático na comunicação está presente em grande parte dos grupos de fala; por isso, ninguém sai melhor, nem cresce, nesses encontros.
Para fundamentar a importância do diálogo, em primeiro lugar, precisamos alinhar os nossos conceitos sobre o que se trata essa metodologia. A palavra diálogo deriva de duas raízes: dia, que significa através de, e logos, que significa palavra, ou, mais particularmente, o significado da palavra.
Como a própria natureza diz, o diálogo tem o propósito de revelar e evidenciar os significados interiores e coletivos mais profundos de seus participantes. Ele é como uma dança coletiva livre que, uma vez iniciada, torna-se uma aventura contínua que pode abrir caminho para uma mudança criativa e cheia de aprendizado para aqueles dispostos a dançarem.
Podem-se envolver tantas pessoas quantas se queira no diálogo e, inclusive, pode-se até dialogar consigo mesmo. No entanto, é importante destacar que não há lugar, no diálogo, para hierarquias profissionais. Os líderes são participantes como quaisquer outros. A liderança, quando for necessária, deve liderar nos bastidores e preservar a intenção de ser dispensável assim que for possível, mantendo, assim, a soberania e harmonia do grupo.
Diferenças entre diálogo, discussão e debate
O diferencial do diálogo é ser abrangente, cíclico e flexível, o que permite o uso de outros tipos de metodologias de conversa, como as discussões e os debates. Essas formas de conversação contêm uma tendência implícita de chegar a um acordo, tentar resolver um problema e, algumas vezes, fazer a própria opinião prevalecer.
O debate ocorre quando são apresentadas ideias; já a discussão aprofunda um tema específico para ampliar o entendimento. Ambos serão recursos de fala que vão aprofundar o diálogo, permitindo que as pessoas pensem juntas e compartilhem os conhecimentos que surgirem da interação, sem tentar analisá-los ou julgá-los de imediato, com abertura para criar e aprender em conjunto durante a interação.
Lembre-se, não é sobre quem dá a última palavra ou está com a razão. É sobre o grupo, em união e colaboração, construir conhecimentos e significados que transformem a todos.
Cada participante, com isso, tem a oportunidade de estar em contato e poder examinar os seus preconceitos, padrões de comportamento, pensamentos, opiniões, crenças e sentimentos, bem como refletir sobre os papéis que desempenham. E o diálogo oferece a oportunidade de compartilhar esses insights, que se tornam ricas partilhas e contribuições ao pensar individual.
Não se pode estabelecer regras rígidas para a condução de um diálogo, porque ele é essencialmente aprendizagem entre pessoas que buscam autodesenvolvimento. Os autores David Bohm, Donald Factor e Peter Garrett defendem que, para que o diálogo cumpra o seu propósito, é preciso que haja a suspensão de pensamentos, impulsos e julgamentos. Isso não é fácil de atingir, porque é, ao mesmo tempo, sutil e pouco familiar, mas possível quando praticado.
A atitude de prestar atenção aos nossos pensamentos e emoções enquanto conversamos, ou durante a fala dos outros, sem reagir, entretanto, a esses estímulos, desencadeia uma catarse profunda dentro da consciência, ao ponto de nos permitir dar-nos conta de comportamentos e padrões de pensamentos tóxicos e limitantes. E isso pode gerar grandes transformações e conhecimento, se estivermos dispostos a mudar.
Por tudo isso, a comunicação é sempre um convite a um mergulho dentro de nós mesmos a partir do outro e dos sentimentos e emoções que ele desperta em nós. E o diálogo em grupo é uma ferramenta simples, acessível e altamente eficaz para o desenvolvimento humano.
A confiança no trabalho: superestimada ou imprescindível?
A confiança indica credibilidade, e está associada ao valioso e intangível patrimônio de uma empresa e pessoa: sua reputação. Nunca falamos tanto de confiança como agora — essa qualidade e competência que tanto nos faz refletir e que é fundamental no exercício da liderança. O autor de vários best sellers de gestão, Stephen Covey, fundamentou em seus livros que as…
A confiança no trabalho: superestimada ou imprescindível?
A confiança indica credibilidade, e está associada ao valioso e intangível patrimônio de uma empresa e pessoa: sua reputação.
Nunca falamos tanto de confiança como agora — essa qualidade e competência que tanto nos faz refletir e que é fundamental no exercício da liderança.
O autor de vários best sellers de gestão, Stephen Covey, fundamentou em seus livros que as pessoas que trabalham em uma atmosfera de confiança conseguem colaborar de forma produtiva, o que resulta que as coisas sejam feitas com maior rapidez e menor custo.
Por outro lado, sem confiança, os resultados tendem a ser mais lentos e os custos aumentam.
Quando a confiança está ausente, as pessoas se tornam desconfiadas e tendem a se proteger umas das outras. Isso pode significar, na prática, perda de tempo e dinheiro, com muita burocracia, uma vez que tudo tenha que ser documentado, assinado e arquivado. Imagine quanto mais eficaz e veloz tudo seria se apenas uma palavra bastasse.
Outra importante lição de Covey é que caráter e competência estão diretamente ligados à confiança. No caráter, encontramos integridade, motivação e atitudes corretas em relação às pessoas. Já a competência pressupõe habilidades, capacidades, hábitos de trabalho e resultados. Para o autor, uma pessoa competente, mas desonesta, não é confiável; da mesma forma uma pessoa honesta, porém incompetente.
Felizmente, a confiança pode ser construída e, se quebrada, restaurada. Apesar de sabermos que, na prática, restaurar confiança é mais trabalhoso.
Covey atribui 13 principais comportamentos encontrados em líderes que inspiram alta confiança:
· Falar francamente
· Demonstrar respeito pelos outros
· Criar transparência
· Corrigir os erros
· Demonstrar lealdade
· Produzir resultados
· Aperfeiçoamento
· Confrontar a realidade
· Esclarecer as expectativas
· Praticar a responsabilidade
· Escutar primeiro
· Cumprir as promessas
· Confiar nos outros.
No exercício da liderança, é fundamental que possamos refletir sobre o quanto conseguimos desenvolver relações de confiança com nossa equipe, e o quanto contribuímos para desenvolver a cultura de confiança entre os membros.
Para isso, seguem 9 dicas fundamentais para essa construção:
1 – Permita que as pessoas da equipe possam dizer o que sentem e pensam sobre os assuntos sem ficar com medo de julgamento e punição.
2 – Cultive a transparência assertiva entre os membros da equipe. Que as pessoas possam reconhecer suas atitudes e capacidades e dar feedback de melhoria com tranquilidade.
3 – Cultive, na equipe, que uns possam ajudar os outros na construção de planos de ação de melhoria.
4 – Cultive a comemoração no coletivo sobre os aspectos técnicos e comportamentais que evoluíram em cada membro da equipe.
5 – Cultive a frequência dos horários individuais com as pessoas para reconhecer, alinhar, e, principalmente, para conhecer mais a fundo quem você lidera. Mostre interesse genuíno pelo seu desenvolvimento.
6 – Partilhe com a equipe os problemas e co-crie as soluções. Faça com que, de fato, sintam-se parte da construção.
7 – Cultive o comportamento da busca de informações antes de se tirar conclusões.
8 – Pratique a coerência entre o que você fala, sente, pensa e age como líder. O exemplo ajuda muito na construção da cultura da confiança.
9 – Esteja aberto(a) a incluir pontos de vista da equipe.
Liderança tem a ver com desenvolver laços profundos de Confiança!