Foi confirmada nova turma da FORMAÇÃO EM GESTÃO CONTEMPORÂNEA a partir de junho de 2021 para a cidade de Caxias do Sul – RS! As inscrições já estão abertas. Entre em contato com Célia 54 99971-9713 ou com Mirieli 54 99142-0008. Mas atenção que as vagas são limitadas! Saiba tudo sobre a formação que está conquistando os gestores do Brasil…
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Formação em Gestão Contemporânea abre turma em junho de 2021
Foi confirmada nova turma da FORMAÇÃO EM GESTÃO CONTEMPORÂNEA a partir de junho de 2021 para a cidade de Caxias do Sul – RS!
As inscrições já estão abertas.
Entre em contato com Célia 54 99971-9713 ou com Mirieli 54 99142-0008.
Mas atenção que as vagas são limitadas!
Saiba tudo sobre a formação que está conquistando os gestores do Brasil em: https://www.nortus.com.br/gestaocontemporanea
A importância do objetivo sistêmico na comunicação
É muito comum nas organizações que o objetivo sistêmico da comunicação seja deixado de lado e que cada um queira resolver primeiro o seu lado da história. Neste vídeo da Nortus, a mentora e coach de comunicação e liderança Mirieli Colombo fala sobre a importância de focar no objetivo sistêmico durante as conversas. https://youtu.be/l2kLWMhGJ-8
A importância do objetivo sistêmico na comunicação
É muito comum nas organizações que o objetivo sistêmico da comunicação seja deixado de lado e que cada um queira resolver primeiro o seu lado da história.
Neste vídeo da Nortus, a mentora e coach de comunicação e liderança Mirieli Colombo fala sobre a importância de focar no objetivo sistêmico durante as conversas.
Formação em Gestão Contemporânea abre nova turma na Serra Gaúcha a partir de março de 2021
Atenção, gestor da Serra Gaúcha! O curso que você pediu para alavancar a sua carreira está com inscrições abertas. Em março de 2021 você pode fazer parte da próxima turma de Caxias do Sul, com aulas presenciais, da Formação em Gestão Contemporânea da Nortus. A FGC vem transformando a vida e a forma de fazer gestão de diretores, empresários e gestores…
Formação em Gestão Contemporânea abre nova turma na Serra Gaúcha a partir de março de 2021
Atenção, gestor da Serra Gaúcha! O curso que você pediu para alavancar a sua carreira está com inscrições abertas. Em março de 2021 você pode fazer parte da próxima turma de Caxias do Sul, com aulas presenciais, da Formação em Gestão Contemporânea da Nortus.
A FGC vem transformando a vida e a forma de fazer gestão de diretores, empresários e gestores de todo o Brasil com um método de ensino exclusivo desenvolvido pela Nortus.
O que é a Formação em Gestão Contemporânea?
É um modelo de gestão vivenciado na prática que desenvolve no participante (gestor ou futuro gestor) a capacidade de ser competente e agir de forma ágil e assertiva diante das complexidades do mundo contemporâneo.
Ao participar da Formação em Gestão Contemporânea, você terá acesso a:
- 9 módulos presenciais com duração de 2 dias cada ao longo de 9 meses;
- 11 tutorias individuais para garantir ao máximo a aplicação prática das capacidades técnicas e comportamentais desenvolvidas em cada módulo;
- Assessments aplicados antes, durante e após a Formação, sendo três deles com feedbacks individuais;
- Plataforma gamificada como parte da estrutura ensino-aprendizado;
- Abordagem genuína e exclusiva;
- Ferramentas de gestão com aplicação prática e imediata;
- Material didático completo: mochila, pasta fichário, handouts, material para anotações, canetas esferográficas com marcadores de texto, lápis e régua;
- Coffee breaks;
- Certificado após a conclusão dos nove módulos;
- Formatura para celebrar o encerramento da Formação em Gestão Contemporânea;
Encontro de Gestores anual exclusivo para participantes já formados; - Possibilidade de realizar, no Brasil, a Certificação Internacional da Formação em Gestão Contemporânea, uma parceria da NORTUS com a EADA Business School de Barcelona.
Cronograma e Local:
A próxima turma está prevista para acontecer em Março/2021 nas seguintes datas:
- 12 e 13 de março
- 09 e 10 de abril
- 14 e 15 de maio
- 04 e 05 de junho
- 23 e 24 de julho
- 27 e 28 de agosto
- 24 e 25 de setembro
- 22 e 23 de outubro
- 26 e 27 de novembro
Todos os módulos acontecerão das 8h30 às 17h30 na sobreloja do Edifício Vittório Corporate em Caxias do Sul/RS.
Faça parte:
As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.
Mais informações com Célia 54 99971-9713 e Mirieli 99142-0008.
Você sente a necessidade de concordar ou discordar quando escuta o outro?
Nós, humanos, temos uma capacidade inata de reduzir. É um processo natural, de sobrevivência, para captar, reter e compreender informações e tudo que acontece a nossa volta. Porém, essa tendência de reducionismo cria um grave problema: a eliminação se torna mais forte que a necessidade de integrar. Isso explica porque não sabemos escutar. Quando alguém nos diz alguma coisa, em…
Você sente a necessidade de concordar ou discordar quando escuta o outro?
Nós, humanos, temos uma capacidade inata de reduzir. É um processo natural, de sobrevivência, para captar, reter e compreender informações e tudo que acontece a nossa volta. Porém, essa tendência de reducionismo cria um grave problema: a eliminação se torna mais forte que a necessidade de integrar.
Isso explica porque não sabemos escutar. Quando alguém nos diz alguma coisa, em vez de escutar até o fim logo começamos a comparar o que está sendo dito com ideias e conceitos que já temos armazenados. Esse processo mental é chamado por Humberto Mariotti de automatismo concordo discordo, e, segundo ele, quando levado a extremos é muito limitante.
A grande dificuldade: ouvir até o fim
A verdade é que ouvir até o fim, sem concordar nem discordar, tornou-se extremamente difícil para todos nós. Não sabemos ficar — mesmo temporariamente — entre o conhecido e o desconhecido. Mariotti explica que confundimos o desconhecido com o nada e por isso o tememos.
Experimente escutar até o fim, sem se colocar a favor ou contra, o que o outro está dizendo. Procure evitar que logo às primeiras frases dele você já esteja pensando no que irá responder. Perceba como isso é desafiador. “O automatismo concordo-discordo é uma das manifestações mais poderosas do condicionamento de nossa mente pelo pensamento linear, isto é, pelo modelo mental ou/ou, — a lógica binária do sim/não”, define Mariotti.
Não tem problema algum em discordar ou concordar. O que é realmente limitante é a reação instantânea, automática, linear, do tipo sim/não. É esse comportamento que limita nossa capacidade de raciocínio, que faz com que não possamos suspender, nem por alguns instantes, nossos pressupostos e julgamentos.
Concordar logo que percebemos que o interlocutor está tratando de algo sobre o qual já temos opinião formada, muitas vezes, é uma forma de não querer ouvi-lo até o fim.
Você entende que já sabe do assunto e não se dá ao trabalho de escutar mais. Dessa forma, utilizamos algumas das variantes do “já conheço”, do “isso é antigo” — como se o outro não tivesse o direito de pensar e expor o que pensa à sua maneira, sendo ou não original o seu ponto de vista.
O mais comum, porém, é que logo que alguém começa a expor uma determinada ideia comecemos a buscar formas de contradizê-lo. Para Mariotti, em qualquer das hipóteses, no fundo o que pretendemos é desqualificar o interlocutor.
O autor explica que o automatismo concordo-discordo é típico da lógica da nossa cultura patriarcal, que faz da desconfiança uma reação automática. É compreensível que em uma cultura competitiva e reativa como a que vivemos, gostar dos outros e confiar neles, a ponto de ouvi-los, verdadeiramente, não é nada fácil.
Aprender a ouvir até o fim, sem concordar nem discordar de imediato, é sobretudo uma postura de respeito ao outro. É possível que ele custe a entender isso e, portanto, nem sempre nos retribua com o mesmo respeito. Entretanto, nossa postura ética não pode depender de retorno.
Escute: é legítimo não ter opinião formada sobre tudo
É por isso que é comum as pessoas nos cobrarem sempre opiniões definitivas. A dúvida e o talvez são circunstâncias assustadoras para nós. “Como assim você não sabe?”, costumamos ouvir. Em geral, assumimos uma posição preconceituosa diante de quem nos diz que ainda não tem opinião formada sobre um determinado assunto. Taxamos eles de indecisos ou em cima do muro porque estamos convencidos de que todos devem ter sempre posições imediatas e determinantes sobre tudo.
É importante ressaltar que concordar nem sempre significa nos colocarmos à mercê das opiniões e preconceitos do outro, ao mesmo tempo que discordar não quer dizer que devamos colocarmos o outro à mercê de nossas crenças.
Nosso grande desafio é transcender esse padrão mental dual, do “sim ou não” e abrir espaço cognitivo para incluir as percepções dos outros, sem segregar, excluir e disputar quem têm a “verdade” ou a “razão”. E tudo começa no exercício de escutar.
Mirieli Colombo realiza palestra on-line sobre enfrentamento de crise para CIC de São Marcos
No dia 25 de agosto a mentora e coach de comunicação e liderança, especialista em voz e fonoaudióloga Mirieli Colombo realizou uma palestra on-line para a CIC de São Marcos. Ela falou sobre estratégias de comunicação para o enfrentamento de momentos de crise. O evento foi idealizado pela entidade e contou com a participação de 54 participantes.
Mirieli Colombo realiza palestra on-line sobre enfrentamento de crise para CIC de São Marcos
No dia 25 de agosto a mentora e coach de comunicação e liderança, especialista em voz e fonoaudióloga Mirieli Colombo realizou uma palestra on-line para a CIC de São Marcos. Ela falou sobre estratégias de comunicação para o enfrentamento de momentos de crise.
O evento foi idealizado pela entidade e contou com a participação de 54 participantes.
Workshop de comunicação AMCHAM
Nos dias 27 e 28 de julho e 03 e 07 de agosto, a fonoaudióloga, mentora e coach de comunicação e liderança Mirieli Colombo ministrou o Workshop on-line “Comunicação: a importância da assertividade no contexto atual”, promovido pela AMCHAM. Mirieli apresentou os elementos fundamentais que compõem uma comunicação de qualidade capacitando os participantes a obterem resultados satisfatórios nas diversas relações que têm.
Workshop de comunicação AMCHAM
Nos dias 27 e 28 de julho e 03 e 07 de agosto, a fonoaudióloga, mentora e coach de comunicação e liderança Mirieli Colombo ministrou o Workshop on-line “Comunicação: a importância da assertividade no contexto atual”, promovido pela AMCHAM.
Mirieli apresentou os elementos fundamentais que compõem uma comunicação de qualidade capacitando os participantes a obterem resultados satisfatórios nas diversas relações que têm.
Crise requer de líderes e gestores habilidades na comunicação
Se em contextos de normalidade a comunicação já é um ponto essencial e desafiador, em contextos em que existe uma crise instalada, a atenção e cuidado com este processo é essencial. A principal diretriz a ser considerada em meio à crise é: nada é óbvio. Geralmente, as crises anunciam mudanças que estão para acontecer, e essa situação gera, em muitas…
Crise requer de líderes e gestores habilidades na comunicação
Se em contextos de normalidade a comunicação já é um ponto essencial e desafiador, em contextos em que existe uma crise instalada, a atenção e cuidado com este processo é essencial. A principal diretriz a ser considerada em meio à crise é: nada é óbvio.
Geralmente, as crises anunciam mudanças que estão para acontecer, e essa situação gera, em muitas pessoas, um sentimento desorganizador, e mexem com parte das necessidades básicas humanas, como o desejo de segurança, controle e previsibilidade.
Se quisermos atravessar o período de crise com passos assertivos em direção às mudanças que o novo contexto exige, a comunicação é um fator determinante para a qualidade desta jornada.
Ao nos envolvermos em tensões e preocupações, é comum deixarmos de lado cuidados e ações rotineiras, mobilizando toda a atenção para o que é novo ou aquilo que se apresenta como uma crise. Por isso, ao lidar com pessoas fragilizadas, líderes e gestores devem reforçar pontos óbvios, principalmente aqueles ligados à rotina e que envolvem a segurança no trabalho.
Outro ponto fundamental ao estabelecer a comunicação com a equipe é o aspecto comportamental e relacional, que requer dois passos importantes para a comunicação se dar com efetividade.
O primeiro deles é o processo de descompressão, no qual abre-se espaço para que cada integrante, inclusive você, possa compartilhar o que sente. Este é um excelente ponto de partida para construir uma comunicação empática e efetiva para aquilo que precisa ser concretizado no novo contexto. Esta prática inclui novas perspectivas, gera mais informações ao sistema e torna tudo mais claro e transparente.
Depois de passarem por este processo, as equipes entram no segundo passo, que é a organização do pensamento. Sempre que podemos falar do que pensamos e sentimos, conseguimos organizar melhor o que fazer, pois já reconhecemos o conteúdo emocional trazido na etapa anterior. A palavra é a via de expressão que permite diluir a carga emocional e dar acesso à construção de um pensamento organizado.
A organização do pensamento assegura que o que será comunicado em um momento de crise são informações livres de julgamento e carga emocional, ordenadas e estruturadas pelo gestor ou pelo líder considerando as diferentes perspectivas e adotando a linguagem adequada ao seu público, ou seja, produzindo sentido para todos na equipe.
Portanto, a comunicação com efetividade em tempos de crise está intimamente ligada à gestão emocional dos líderes, à sua capacidade de acolhimento de perspectivas e à condução de sua equipe ao desenvolvimento.
Finalizo este artigo com algumas perguntas que podem lhe auxiliar neste processo de trazer luz aos sentimentos e ampliar da consciência de todos que integram a equipe. Vale experimentar esta abordagem sempre que possível, especialmente nos momentos de crise.
Perguntas para o primeiro passo (processo de descompressão):
- O que assusta mais neste momento?
- Quais são os sentimentos mais fortes para nós em relação a tudo isso?
- O que mais dificulta neste momento?
- O que de pior pode acontecer?
- O que nos deixa vulneráveis?
- O que nos protege mais neste momento?
- O que faz com que a gente aguente firme?
- Qual é o nosso propósito?
- Quais cenários mais nos assustam?
- Este cenário está acontecendo neste agora?
- Quem são as pessoas com quem a gente pode contar?
Perguntas para o segundo passo (organização do pensamento):
- O que precisamos minimamente para fluir?
- Quais recursos nós temos para enfrentar a crise?
- No coletivo, o que nos faz permanecer fortes?
- Quais ações e ideias a nossa equipe possui para estruturarmos, nesse momento, ações que ajudem em todas as dimensões?
15 dicas para qualificar sua presença no mundo virtual
O contexto atual acelerou muito a adaptação de todos nós a migrarmos das interações presenciais para as virtuais. As famílias tiveram que se adaptar e encontrar locais adequados para acomodar a todos, e isso, para muitos, não foi e não está sendo uma tarefa fácil. Quem de nós não se deparou, em nosso dia a dia, com a aparição de…
15 dicas para qualificar sua presença no mundo virtual
O contexto atual acelerou muito a adaptação de todos nós a migrarmos das interações presenciais para as virtuais. As famílias tiveram que se adaptar e encontrar locais adequados para acomodar a todos, e isso, para muitos, não foi e não está sendo uma tarefa fácil.
Quem de nós não se deparou, em nosso dia a dia, com a aparição de algum familiar, animal de estimação, com o som das crianças brincando em casa, e com interrupções frequentes que desviam o foco de sua atenção?
Por isso, este momento requer compreensão e empatia, incluindo o entendimento de que dialogar no ambiente do lar requer bom senso, cuidado comigo e com o outro, assim como ocorre nas interações presenciais.
Com o intuito de qualificar os encontros realizados pela internet, criamos este Guia de Netiqueta – fusão das palavras net (rede, em inglês) + etiqueta. Estão disponíveis 15 dicas para qualificar a sua presença on-line. Estas sugestões podem ser aplicadas em encontros do universo pessoal e, também, corporativo.
Vale ressaltar que a netiqueta no ambiente virtual torna-se cada vez mais imprescindível, preservando a boa comunicação e a experiência baseada no respeito mútuo.
Como você se mostra e se expõe é uma escolha sua. Mas o resultado, ou seja, a percepção do outro sobre você, é uma consequência da sua decisão de oferecer o seu melhor ou não.
1 – Preparação prévia
Reuniões virtuais devem ser devidamente preparadas e a agenda divulgada para todos em tempo hábil. Isso permite que os participantes se organizem previamente com tudo o que é necessário para gerar os resultados esperados. É importante, também, compartilhar esta programação com as outras pessoas que moram com você com antecedência, e relembrar todos um pouco antes do início da reunião.
2 – Pontualidade
A disciplina é uma virtude essencial também no mundo virtual. Organize-se para garantir a pontualidade e contribuir para que a reunião tenha um ritmo adequado, fluindo sem atrasos de tarefas ou falta de materiais necessários.
3 – Suporte técnico
É necessário cuidar dos aspectos técnicos para o bom andamento das reuniões que você organiza. Certifique-se de que a conexão de internet, os equipamentos e os programas estejam funcionamento e sejam minimamente dominados por você. Caso contrário, é imprescindível contar com um suporte técnico disponível, a fim de evitar contratempos que prejudiquem a conferência. É importante contar sempre com um plano B caso algum imprevisto aconteça, como, por exemplo, já ter em mente uma nova data para reprogramar a atividade.
4 – Boas-vindas
Vale investir alguns minutinhos em uma breve conversa informal, especialmente no início do encontro. Isso ajuda a promover uma efetiva aproximação social e familiarização mútua dos envolvidos, proporcionando carinhosas boas-vindas e acolhida.
5 – Postura
Cuide de se apresentar com uma boa postura adequada à ocasião. Antes de iniciar a conferência, dê uma olhadinha no espelho. Observe o seu estado físico, a sua vestimenta, postura e pergunte-se: se este encontro fosse presencial, eu me apresentaria assim como estou?
6 – Cenário
Antes de entrar ao vivo, preste atenção em tudo que poderá ser registrado pela câmera. Seu cenário ao fundo deve ser agradável e valorizar a sua imagem pessoal.
7 – Ambiente propício
Procure ambientes silenciosos e reservados, evitando ruídos indesejados e aparições inesperadas de familiares e animais de estimação (isso pode tirar a concentração do time envolvido).
8 – Câmera ligada
Por se tratar de uma videoconferência, mantenha a câmera ligada. Dessa forma, você cria maior conexão com os demais participantes.
9 – Olhar
Falando em câmera, procure olhar bem para a lente do celular ou computador, mostrando-se presente, atento e disponível.
10 – Foco e presença
Seu estado de presença é fundamental para o seu aproveitamento e interação. Por isso, evite o uso de telefone e a realização de outras atividades paralelamente, que não façam parte do que está sendo proposto na reunião.
11 – Objetividade
Explanações longas podem cansar os outros. Busque objetividade e permita que todos também possam se manifestar. Avalie quando falar e o que falar, respeitando a vez dos outros. Evite assuntos pessoais ou opiniões que não estejam relacionadas ao que está sendo tratado.
12 – Tom de voz
Utilize um tom de voz normal. Não há a necessidade de elevar o volume da sua fala. Caso o som esteja baixo, poderá ser ajustado pelos participantes.
13 – Dinâmica da fala
A articulação das palavras e a modulação da voz são interessantes para criar uma dinâmica e evitam que sua fala se torne cansativa. Use isso a seu favor e, assim, vai conquistar e manter a atenção dos outros.
14 – Cuidado com áudio
Se não for sua vez de falar, mantenha o microfone desligado para evitar ruídos que perturbem o bom andamento da videoconferência.
15 – Alimentação
Evite se alimentar perante a câmera. Caso seja necessário ou permitido, faça-o com discrição.
Agora é com você! A globalização nunca esteve tão presente em nossos dias. Não há mais limites e fronteiras.
De agora em diante, e cada vez mais, estamos conectados e unidos por meio do on-line: conversando, aprendendo, ensinando, descobrindo, conhecendo e cuidando uns dos outros.
A evolução do ser na voz de Mirieli Colombo
Nesta sexta-feira, 31, a mentora e coach de comunicação e liderança, sócia-diretora da Reclear Capacitação Profissional, Mirieli Colombo, foi a entrevistada da coluna Sociedade, de João Pulita, no Jornal Pioneiro. Um reconhecimento aos mais de vinte anos dedicados a desenvolver a saúde de seus pacientes e a capacitar a comunicação e a liderança de pessoas e empresas. Confira a entrevista…
A evolução do ser na voz de Mirieli Colombo
Nesta sexta-feira, 31, a mentora e coach de comunicação e liderança, sócia-diretora da Reclear Capacitação Profissional, Mirieli Colombo, foi a entrevistada da coluna Sociedade, de João Pulita, no Jornal Pioneiro. Um reconhecimento aos mais de vinte anos dedicados a desenvolver a saúde de seus pacientes e a capacitar a comunicação e a liderança de pessoas e empresas.
Confira a entrevista completa em:
http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-tendencias/joao-pulita/noticia/2020/07/sociedade-por-joao-pulita-12534239.html